CMF debateu mobilidade urbana com especialistas convidados

A Câmara Municipal do Funchal organizou hoje a conferência “Mobilidade Urbana no Funchal: Gestão Inteligente e Desenvolvimento Sustentável”, que se realizou ao longo de todo o dia no Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito da Semana da Mobilidade do Funchal 2018.

O vereador Bruno Martins, detentor do pelouro da Mobilidade Urbana no concelho, salientou que as questões relacionadas com os transportes e a mobilidade são cada vez mais relevantes no processo de planeamento e gestão territorial, e que é por isso que a Autarquia aproveitou esta oportunidade, para juntar vários especialistas nestas áreas, no sentido de abordar a problemática do sector dos transportes e as soluções estratégicas a adoptar.

Bruno Martins abordou algumas das medidas inovadoras para a realidade do concelho que a Câmara Municipal do Funchal começa a implementar nesta Semana da Mobilidade 2018, nomeadamente o reforço da segurança rodoviária através da instalação de sinalização luminosa inovadora, bem como a Rede de Monitorização de Tráfego Automóvel em Tempo Real, medidas que reiteram “a forma como a Câmara Municipal tem assumido um papel activo com vista a melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade no concelho. É por isso que somos, entre outros aspectos importantes, o único Município na Região a dispor de um Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável”, explicou.

Durante a tarde, a conferência inclui, ainda, a demonstração de diversas soluções tecnológicas, algumas delas já implementadas, como o Funchal Alerta, entre outros.