A consagração dos campeões no novo pódio na Praça do Povo

podio praça B
Os três primeiro classificados do Rali Vinho Madeira, Alexandre Camacho, Miguel Nunes e José Pedro Fontes. Foto Alfredo Rodrigues
podio praça do povo
A festa da consagração de uma grande vitória. Foto Alfredo Rodrigues

Foi a festa junto ao pódio, este ano pela primeira vez na Praça do Povo. Alexandre Camacho e Pedro Calado foram os grandes vencedores da edição 59 do Rali Vinho Madeira, com um espirito competitivo notável, demonstrando uma clara superioridade que garantiu este segundo triunfo consecutivo na prova. Somou 16 1º lugares, um 2º lugar, um 4º lugar e um 11º lugar (na Especial da Avenida do Mar).

Falando da 6ª e última secção do RVM, a mesma arrancou com Alexandre Camacho novamente na frente, ao vencer a PEC16 (Câmara de Lobos 2). Nesta classificativa até melhorou o tempo em relação à primeira passagem (00:07:26,5). Destaque para o facto de esta PEC ter no seu Top 3 três madeirenses, já que Miguel Nunes foi segundo (00:07:31,4) e Pedro Paixão terceiro (00:07:32,1). José Pedro Fontes ocupou a 4ª posição.

Podio entidades 2018
Entidades públicas e organização na consagração dos vencedores. Foto Alfredo Rodrigues
podioALFL0174
Os grandes vencedores da edição do Rali. Foto Alfredo Rodrigues

Como refere o site do Rali, a PEC18 (Ponta do Pargo 2), um susto para Alexandre Camacho. Um furo fê-lo completar a prova com mais 11 segundos em comparação com o tempo da primeira passagem. O piloto desceu na tabela nesta prova. Miguel Nunes foi primeiro (00:07:51,5), um surpreendente Rui Pinto foi segundo (00:07:55,6) e José Pedro Fontes terceiro (00:07:57,1). Alexandre Camacho conseguiu, mesmos assim, aguentar o quarto posto (00:07:59,6). Na geral, este imprevisto para a dupla do Team Vespas significou que Miguel Nunes encurtou a distância para Alexandre Camacho, ficando a 32,6 segundos.

podio bALFL0220
O segundo lugar para Miguel Nunes. Foto Alfredo Rodrigues

Nesta prova, Miguel Barbosa sofreu um acidente, num momento em que estava a somar pontos importantes para o Campeonato de Portugal de Ralis. Com esta situação, o madeirense Pedro Paixão subiu ao 4º lugar da geral.

Na PEC19 (Rosário 2), Alexandre Camacho fez tranquilamente a prova, somando mais um primeiro lugar (00:07:01,6). No total, a dupla Alexandre Camacho/Pedro Calado completou este rali em 02:10:21,5. Como relata o site oficial, esta prova foi “interrompida devido a um incêndio no carro de Pedro Paixão, que ia bem lançado na geral. A Direção de Prova decidiu atribuir o tempo de Ricardo Teodósio/José Teixeira aos demais pilotos.”

Na geral, Miguel Nunes ficou em segundo lugar, a 39,1 segundos do vencedor. José Pedro Fontes fechou o pódio, a 00:02:10,1 de Alexandre Camacho. À chegada ao Parque de Assistências, e recebidos em euforia, Alexandre Camacho, apesar de muito feliz, não negou ter sido “um rali duro”. “Foi um rali duro, a concorrência foi forte, bem como o clima, mas estivemos à altura disto tudo e cá estamos com uma vitória e muito satisfeitos”, salientou, em declarações ao gabinete de comunicação da prova.

O segundo classificado, Miguel Nunes, confessou que “não foi possível fazer mais”. “O Alexandre esteve sempre muito forte, tentámos, mas ele conseguiu ser mais rápido”, acrescentou, apontando, no entanto, que este desfecho é bem melhor do que o do ano passado.

José Pedro Fontes, terceiro classificado, fez questão de salientar que vinha para “lutar pela vitória”. “Temos muito trabalho a fazer neste carro, vamos tentar ganhar os dois próximos ralis do Campeonato de Portugal e depois fazemos contas”, referiu.