Consegue ver a diferença entre estes dois ATM (atualização)?

Observe melhor a imagem:

|AF|

Observando a imagem podemos verificar que:
– O ATM(*) que está no lado esquerdo com o fundo azul pertence a uma empresa americana a operar em Portugal a Euronet e destina-se a ser utilizada pelos estrangeiros que visitam Portugal. Se utilizar um Cartão DUO, com função multibanco e de crédito, o ATM da Euronet só reconhece a função de crédito e deste modo vai pagar, ao banco que emitiu o cartão, taxas e comissões do crédito levantado nesse ATM. O cartão DUO fora da rede SIBS só é reconhecido como cartão de crédito! 

Como o ATM da Euronet não está ligado à rede SIBS todos os cartões utilizados no ATM da Euronet funcionam como se estivessem a ser utilizados no estrangeiro.

"As comissões cobradas pelos bancos aos seus clientes em determinados cartões de débito/crédito de dupla funcionalidade, para transações de levantamento de dinheiro nos nossos ATM em Portugal, não são taxas que a Euronet cobra aos titulares dos cartões, nem são taxas que a Euronet realmente recebe no todo ou em parte.” Euronet

– O ATM que está no lado direito com o funto laranja é da SIBS, empresa portuguesa, e é uma ATM Express que reconhece os cartões DUO e a função multibanco do cartão. Pode utilizar o seu cartão multibanco no ATM express como num mutlibanco.

NOTA: Em Portugal é legalmente cobrar qualquer valor pelo levantamento de dinheiro nas caixas automáticas (em qualquer ATM e multibanco). Os cartões “duo” por indicações do banco central europeu e das marcas de cartões mastercard e visa deixaram de ser comercializados, ainda existem alguns que ainda estão dentro da data de validade ou são renovados, mas nenhum banco atualmente lhe vai emitir um cartão duo sem ir contra várias regras e se isso acontecer pode reportar o mesmo ao banco de Portugal e à redunicre que gere a rede visa e mastercard em Portugal.

*ATM- do inglês Automated Teller Machine