Banda Municipal de Câmara de Lobos realiza intercâmbio

Sílvio Mendes

A Banda Municipal de Câmara de Lobos irá participar num intercâmbio musical na freguesia de Covões, município de Cantanhede, em parceria com a Banda Sociedade Filarmónica de Covões.
Será entre os dias 22 a 29 de julho de 2018 e como refere o presidente da Direcção da Banda de Câmara de Lobos será «uma atividade que, estamos em crer, será uma boa iniciativa de promoção da nossa cultura, e também do nosso destino turístico, uma vez que existe a intenção dessa Banda também se deslocar à nossa Ilha, para aqui atuar, posteriormente».
Também conhecida por “Banda Velha”, foi fundada a 18 de novembro de 1872 com o nome de Filarmónica Recreio dos Lavradores.
No dia 21 de março de 1930, por deliberação da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, sob proposta do vogal Francisco de Barros e Sousa, é-lhe atribuído o título de Banda Municipal que passa, a partir daí, a usar como sua denominação.
Aquela filarmónica já atuou em diversas localidades do Continente português e no ano de 1984 realizou uma digressão à Venezuela onde obteve uma Menção Honrosa.
A Banda Sociedade Filarmónica de Covões é considerada a ex-libris daquela região e das melhores do distrito de Coimbra e zona centro.
Foi fundada no ano de 1868 tendo feito a sua primeira atuação no dia 13 de Junho, dia da festa do padroeiro Santo António.
É composta por cerca de meia centena de elementos sendo a maioria jovens.