Albuquerque distribui segunda-feira novos equipamentos aos bombeiros

Imagem retirada do site http://www.pgram.org/

Miguel Albuquerque estará na próxima segunda-feira, dia 2 de Julho, pelas 15 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos. Ali decorrerá uma cerimónia de entrega de guinchos a utilizar em acções de salvamento. A medida, extensível a mais corporações da RAM, enquadra-se no esforço que o Governo Regional vem fazendo para melhorar as condições de trabalho dos nossos bombeiros, diz o gabinete do chefe do Executivo madeirense.

Este tipo de equipamento, refere a informação facultada ao FN, permitirá uma maior eficácia, eficiência, rapidez de operação e vantagem mecânica na capacidade de tracção, com o máximo de segurança”.

Nesse sentido, salienta-se que o equipamento que se vai entregar aos Corpos de Bombeiros da RAM com Equipa de Salvamento em Grande Ângulo/ Resgate em Montanha permite um ganho de eficácia e humanização das missões dos operacionais dos Corpos de Bombeiros, uma vez que coloca a tecnologia em favor dos operacionais e complementa as técnicas já utilizadas, especialmente na aplicação de sistemas de tracção manual, onde tradicionalmente é empenhado um número considerável de operacionais, por vezes até seis elementos em simultâneo. Com este tipo de material sem qualquer tipo de redução dos níveis de segurança permite a disponibilização de operacionais para outras funções, pois não existe a necessidade do mesmo número de operacionais para executar as funções que agora podem ser feitas pelo equipamento que se distribui.
Com esta inovação na Região Autónoma da Madeira, pretende-se garantir a segurança das operações, aumentar a eficácia, eficiência em termos de tempo de resposta operacional e também na poupança física dos recursos humanos especializados para que possam ser empenhados em outras tarefa, reza o comunicado.
No total, foi efectuado um investimento global de cerca de 20 mil euros para a aquisição de oito guinchos portáteis de salvamento mecânico.
Também neste evento serão entregues as respectivas mochilas de transporte dos guinchos portáteis que permitem o transporte dos equipamentos por um único elemento.