Espetáculo com ecrã de água junta-se ao Fogo e à música de Raízes do Atlântico nos fins de semana de junho

Festival do Atlântico.outputO Festival do Atlântico 2018, com início neste próximo sábado, 9 de junho, ficará marcado por dois grandes eventos e uma novidade. Primeiro, o concurso internacional de fogo de artifício, que este ano tem a participação de países como a Áustria, África do Sul e México, cabendo o encerramento a Portugal, extraconcurso. Segundo, o Festival Raízes do Atlântico, que este ano decorre, pela primeira vez, na Praça do Povo entre 14 e 16 de junho, com entrada livre. A novidade, um espetáculo com ecrã de água, a 22 e 29 de junho, uma combinação de água, luz e som e cujos contéudos são alusivos aos 600 anos da Descoberta da Madeira e Porto Santo.

A secretária regional do Turismo e Cultura apresentou hoje o programa, sublinhando que relativamente ao Festival Raízes do Atlântico, haverá um total de seis concertos, com artistas do Brasil, Cabo Verde e Cuba, alguns dos quais em estreia absoluta. Os espetáculos começam às 21 horas. A 14 atuam Xarabanda e Brenda Navarrete, a 15 haverá Brigada Vitor Jara e a 16 há encerramento com Simone e Vítor Sardinha.

No que toca aos espetáculos piromusicais, decorrem pelas 22.30 horas, na baía do Funchal. No primeiro dia, a 9 de junho, será assegurado pela empresa austríaca, com o tema “Espírito da Vida”. No dia 16 de junho será a África do Sul com o tema “Orgulho Africano” e no dia 23 de junho será a vez do México com o tema “Festa com Fogo”. O encerramento dá-se com Portugal e o tema “Epopeia”.

Relativamente à ocupação hoteleira, Paula Cabaço refere que relativamente às sondagens, os números apontam, nas duas primeiras semanas do Festival do Atlântico, para cerca de 90%.