A Região Autónoma da Madeira foi distinguida como uma “Área de Património de Baleias”
(Whale Heritage Area) que reforça o compromisso da Região com a conservação dos cetáceos, destacando a importância destas espécies quer a nível ecológico, quer a nível cultural, no desenvolvimento de um turismo marítimo responsável.
À semelhança do que acontece em outros lugares, a Região pretende destacar este título através da promoção do Festival da Baleia (Whalefest) que celebra, valoriza e divulga o património cultural e ecológico das baleias e dos golfinhos no arquipélago da Madeir
O Museu da Baleia integra esta iniciativa, representativa da sua missão e áreas de atuação, promovendo o terceiro Arraial da Baleia no Caniçal, localidade onde as baleias e a baleação fazem parte da identidade e memória coletiva da comunidade, oferecendo uma tarde de diversão e alegria, com uma diversidade de atividades culturais direcionadas para miúdos e graúdos.
Este evento terá lugar no jardim do Museu da Baleia, no Caniçal, no dia 10 de outubro, entre
as 14h00 e as 19h00.
As atividades iniciam-se com a Tertúlia “Histórias com Memórias”, seguindo-se a
dramatização da história “A pequena Baleia-de-Bryde”, pelo serviço educativo do Museu.
Atuará também o cantor Júlio Nunes, autor da música “A minha terra é o Caniçal” e o grupo
de romagens local, seguindo-se os espetáculos de dança promovidos pela ADARS-Associação
de Dança e Artes Recreativas SKazka e pela Associação Cultural e Recreativa Rodopio
Pitoresco.
O arraial conta ainda com uma mostra de artesanato e ofícios, dinamizada por: Ecos Machico, Ciência no Museu, Rebentos à Descoberta, SPEA, Salty Art Madeira e pelo Baleeiro, do artesão Benjamim Moreira.
Esta iniciativa é promovida pelo Museu da Baleia da Madeira – Câmara Municipal de Machico, realizada no âmbito da Festa da Baleia da Madeira (Madeira Whale Fest), que integra o programa oficial do Festival da Natureza.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




