CMF colabora com iniciativa “AconXego – Naninhas do Bem Madeira”

Foto DR.

A vereadora da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Madalena Nunes, com o pelouro do Desenvolvimento Social no Município do Funchal, recebeu, durante a manhã de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vários utentes do Centro Comunitário do Funchal, para mais uma entrega de “naninhas” aos representantes do projeto “AconXego – Naninhas do Bem Madeira”, são eles Alexandre Sousa, Carla Oliveira e Maria Freire.

As ofertas serão agora distribuídas por várias crianças do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal, um gesto simbólico de aconchego para fazer sorrir.

Segundo uma nota de imprensa, Madalena Nunes sublinhou, à margem do encontro, que “este desafio surgiu quando a AconXego se dirigiu à Câmara Municipal do Funchal com a proposta de uma parceria, pois queriam ajudar as crianças, mas não conseguiam dar resposta às necessidades. A questão foi apresentada aos ginásios do Município, aos Centros Comunitários e também à Sociohabitafunchal e a adesão foi fantástica, sucedendo várias reuniões com os diferentes coordenadores das diferentes áreas, que mostraram uma grande recetividade”.

“A resposta tem sido tremenda, nós próprios não estávamos à espera, não há dúvida que as parcerias trazem grande riqueza e diversidade à nossa ação. E acabam também por fazer esta ligação entre as diferentes gerações, sendo que atualmente temos pessoas de todas as idades a colaborarem neste projeto. Hoje celebramos o Dia Internacional da Criança e estamos a fazer esta oferta neste dia, celebrando todas as nossas crianças, essas que são o nosso futuro. Destaco ainda que a AconXego, com estas ajudas, já está a conseguir ir para o Continente para ajudar ainda mais crianças, contando uma média de 50 naninhas por mês”, acrescentou a autarca.

A iniciativa “AconXego – Naninhas do Bem Madeira” pretende mobilizar diversas instituições para a confeção e entrega de “naninhas” pelas crianças hospitalizadas nas unidades de oncologia, em casas de acolhimento e restantes instituições, num gesto simbólico de aconchego para fazer sorrir.

O projeto “Naninhas do Bem” nasceu na “Hospital do Câncer no Paraná”, no ano de 2014, a cargo da artesã Estela Junqueira, baseando-se nos conceitos de solidariedade e de uma relação de troca.

A iniciativa teve sucesso na Ilha da Madeira, contando já com colaborações com a SocioHabitaFunchal, os ginásios da Câmara Municipal do Funchal, O Centro Comunitário do Funchal, a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, Garouta do Calhau e com o Centro de Acolhimento Provisório Aconchego.