Museus devem “responder” às mudanças da sociedade

Bruno Martins Museus
O vereador Bruno Martins recebeu uma comitiva do Congresso da Federação Mundial dos Amigos dos Museus.

O XVII Congresso Internacional da Federação Mundial dos Amigos dos Museus (WFFM) decorre, nos Paços do Concelho, durante três dias. Hoje, o vereador Bruno Martins recebeu uma comitiva daquela estrutura federativa. Este é o primeiro ano em que Portugal assume o papel de anfitrião do Congresso Internacional.

A ocasião prevê a assinatura da “Declaração do Funchal”, que esclarece o facto de, “neste ano Europeu do Património Cultural, os Museus deverem responder às novas necessidades culturais de uma sociedade em mudança”.

Segundo uma nota da autarquia, participam no Congresso 44 delegados membros da WFFM, em representação da Coreia do Sul, Singapura, Portugal, França, Austrália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Itália, Argentina e Espanha, países membros da Federação, e que terão a oportunidade de “testemunhar o Funchal como uma cidade cosmopolita, que reúne cultura, história e natureza num cenário único”, destacou Bruno Martins.

Estará igualmente presente no Congresso, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a maior organização internacional de Museus e profissionais, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, representado pelo Presidente Luís Raposo, que irá acompanhar o Presidente da WFFM, Ekkehard Nümann, na assinatura do protocolo.

A WFFM nasceu em Barcelona, em 1967, e tem como principal objetivo fortalecer o valor dos museus a nível mundial.