“Luar da Poesia” em Machico presta hoje homenagem à escritora Irene Lucília

Esta sexta feira, pelas 21h00, no Fórum Machico, terá lugar uma iniciativa que dá pelo nome de “O Luar da Poesia”, dinamizada pelo professor Amaro Santos.

Esta noite, as atenções focam-se na escritora madeirense Irene Lucília, também colaboradora do “Fórum” do Funchal Notícias, numa homenagem ao talento e à obra deste nome da literatura insular.

A escritora encontra-se em Lisboa, mas a homenagem ser-lhe-á prestada, com um programa que inclui  música, dança e sobretudo a poesia. Uma das Ninfas do Atlântico – Ana Rita Nunes – também irá cantar neste evento.

A entrada é gratuita.

 

Segundo a obra Literatura Madeirense, “Irene Lucília, de nome completo Irene Lucília Mendes de Andrade, nasceu no Funchal, frequentou a Academia de Música e Belas Artes da Madeira e licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Artes de Lisboa em 1969. Em 1968, o SNI premiou e publicou o seu primeiro livro de poemas Hora Imóvel. Foi locutora do Posto Emissor do Funchal onde fez teatro radiofónico. Participou no 1.º Salão de Artes Plásticas da Madeira e na exposição Artistas Madeirenses no Açores, em 1981; 2.º Salão de Poesia Ilustrada e Exposição Colectiva de Pintura e Escultura Ilhatur-DRAC em 1982. Foi coordenadora efectiva do Jornal Infantil A canoa“.

Em termos bibliográficos, é de referir os seguintes títulos:

Poesia

Hora Imóvel

O Pé Dentro d’Água Ilha que é Gente

A Mão que Amansa os Frutos

Estrada de um Dia Só

Ficção

Histórias que o Vento Conta

Porque me Lembrei dos Cisnes

Livros Colectivos (poesia):

Palavras que Levo em Viagem in Ilha 2

O Natal na Voz dos Poetas Madeirenses

Sobre a Memória destes Dias in Ilha 3

Amargo é o Estar do Tempo, in Ilha 4

Duplo Olhar, in Poeti Contemporanei Dell’Isola Di

Livros Colectivos (ficção)

Narrativa Literária de Autores da Madeira – Sec. XX Narrativas contemporâneas da Madeira (ed. bilingue)