Previsões de chuva para fim de semana da Festa da Flor, Turismo está a acompanhar avaliação com Proteção Civil e IPMA

Festa da Flor 2018 C
As previsões são de chuva para este fim de semana da Festa da Flor, cartaz que, nestes dois dias, eventos importantes, o Muro da Esperança, amanhã, e o cortejo no domingo.

A secretaria regional do Turismo e Cultura está a avaliar a situação relacionada com as previsões do tempo para estes próximos dias, de grande relevância para a Região com a realização da Festa da Flor e enorme afluência de turistas que permitem contabilizar uma ocupação hoteleira na ordem dos 85%.

O Muro da Esperança, amanhã, bem como o cortejo de domingo à tarde, poderão vir a contar com chuva. As previsões, avançadas ao Funchal Notícias pelo responsável na Região pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vão no sentido de “períodos de aguaceiros, entre o dia de hoje e até domingo, que poderão ser acompanhados por trovoada”. Victor Prior refere que “o Arquipélago da Madeira está está sob influência de um depressão quase estacionária, situada entre a Madeira e o Continente, pelo que enquanto se mantiver assim, a Região sofrerá os respetivos efeitos”,registando-se ainda a possibilidade vento moderado ou forte nas regiões montanhosas, essencialmente de Norte, Noroeste.

Prior
O responsável pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera na Madeira diz que as previsões apontam para chuva, podendo ser acompanhada por trovoada.

Para o presidente do IPMA na Região, estes dias de grande importância para a Madeira, em função da realização de um dos mais importantes cartazes turísticos, “o tempo para sábado e domingo é de chuva”, além da agitação marítima particularmente “na costa norte, entre hoje ao fim do dia até amanhã aoi fim do dia”.

Victor Prior confirma a queda de neve nas zonas mais altas da Madeira, com uma significativa baixa de temperatura, revelando que que a mínima no Arieiro, aos 1800 metros, foi -1,5 graus, e ainda no Arieiro, mas aos 1500, foi de 0 graus.