Veterano dos gibraltinos recebido por Paulo Cafôfo

Cafofo recebe Gibraltino Louis Pereira
O mais veterano dos gibraltinos que se refugiaram na Madeira em consequência da Segunda Grande Guerra, foi hoje recebido por Paulo Cafôfo.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal recebeu hoje o mais veterano dos gibraltinos que se refugiaram na Madeira, representando uma comunidade que ganhou ligações à Região quando ocorreu a fuga em consequência da Segunda Guerra Mundial. Louis Pereira tem agora 92 anos de idade.

A vereadora Madalena Nunes participou, igualmente, neste encontro informal, que incluiu uma troca de lembranças e uma conversa “marcada essencialmente pela amizade e pela camaradagem de uma relação de várias décadas entre o Funchal e Gibraltar, dando seguimento à tradição que tem feito com que, desde há muito tempo a esta parte, Louis Pereira visite anualmente ao Funchal”.

No próximo mês de setembro, Louis Pereira estará, de resto, de volta à Região com uma comitiva gibraltina, para cumprir outro momento simbólico, neste caso, a deposição de flores no Monumento em Honra dos Gibraltinos, que se situa no Parque de Santa Catarina.

Recorde-se que, durante a 2ª Guerra Mundial, cerca de 2000 gibraltinos foram evacuados para o Funchal, ficando instalados em hotéis, pensões e casas particulares até ao fim do conflito, sendo que muitos deles criaram raízes na Madeira, contribuindo para que a respetiva comunidade tenha, até hoje, uma estreita relação com a cidade.