JPP prefere construção de Museu da Música Tradicional da Madeira a um museu de automóveis clássicos

Os deputados do JPP apresentaram na Assembleia Legislativa da Madeira um projecto de resolução que recomenda ao Governo Regional que operacionalize a construção do Museu da Música Tradicional da Madeira.

Este, salientam, é um projecto que já está na posse do Governo há alguns anos e está pronto para ser executado. De acordo com a deputada Patrícia Spínola, estava inicialmente previsto para instalação num edifício no n.º 50 da Rua Nova de São Pedro.

“Seria um espaço que, pela mão da associação Xarabanda, teria uma série de valências, como o próprio museu, com toda a história do património material e imaterial da música tradicional da Madeira, e iria contemplar também um auditório e um espaço para construção ao vivo de instrumentos”, acrescentou Patrícia Spínola.

A deputada do partido “Juntos pelo Povo” lamentou porém a “falta de acção” por parte do Governo Regional que “recusou a construção neste edifício, chegou a apontar outra solução em 2016, mas até agora nada foi feito, quando existe um projecto pronto a iniciar, que poderia ter os apoios do Programa Operacional Madeira 14-20, que prevê este tipo de acção e conservação do património cultural”.

O grupo parlamentar do JPP pede, pois, a valorização do trabalho de todos os músicos, grupos e investigadores da região, que se debruçam sobre este tipo de património e deixa um alerta:

“Não nos parece prioritário salvaguardar no orçamento da Região valores para a construção, por exemplo, do Museu dos Clássicos, já que a Madeira não tem história na construção destes automóveis – a não ser que o pretendido seja construir uma garagem para os carros dos amigos. Queremos sim o Museu da Música Tradicional, como espelho de todos os madeirenses, que querem ver guardado o seu património cultural e que seja visitado por quem vem de fora para conhecer a nossa cultura”.