Competição recente em escalada de velocidade apurou campeões regionais

Realizou-se recentemente uma prova de Escalada Desportiva de Velocidade, a qual apurou campeões regionais numa competição muito disputada, que contou com 18 participantes. A organização do Clube Aventura da Madeira, no âmbito das actividades da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal realizou a 16 de Novembro, na parede artificial do Parque Desportivo de Água de Pena, com uma fase de qualificação, a referida prova, seguindo-se disputas a dois escaladores, a eliminar até à final. A via para a escalada em velocidade foi equipada numa vertical com cerca de 11 metros.

A competição feminina, com três participantes, foi decidida em duas subidas, com Nadia Meroni a registar o melhor tempo no apuramento e a superar Ana Carolina na final, vencendo a competição. Na terceira posição classificou-se Doris Freitas.

A competição masculina foi muito disputada, desde início com os 15 escaladores presentes a disputar na primeira via de qualificação, a melhor posição possível, de forma a evitar adversários mais fortes nas eliminatórias.

Após duas fases de eliminatórias, apuraram-se os principais favoritos, Sandro Serrão, Filipe Sousa e Pedro Silva, tendo Fernando Pacheco surpreendido ao completar o quadro das meias-finais. Com os tempos sempre a melhorar após cada subida, Sandro Serrão confirmou os créditos que tinha do passado onde já foi campeão, e conseguiu superar a via em 7 segundos e 30 centésimos e conquistar mais um título regional na velocidade. Na segunda posição, classificou-se Fernando Pacheco, que após uma vitória sobre Pedro Silva na meia-final, conseguiu o seu melhor tempo na final com 10”30. Na terceira posição classificou-se Filipe Sousa, que conseguiu a sua melhor escalada em 10”31.

Os 18 escaladores presentes na competição representam o Clube Aventura da Madeira.

Os resultados foram os seguintes:

Seniores Femininos

1.ª Nadia Meroni

2.ª Carolina Costa

3.ª Doris Freitas

Seniores Masculinos

1.º Sandro Serrão

2.º Fernando Pacheco

3.º Filipe Sousa

4.º Pedro Silva