Fundador do PS-M passa a ter nome de rua no Funchal por proposta do PSD aprovada por unanimidade

Os vereadores do PSD no Funchal viram aprovada por unanimidade a proposta para dar o nome do arquiteto João Conceição da Rua do Funchal.

A Câmara Municipal do Funchal decidiu hoje, por unanimidade, atribuir ao arruamento junto ao Hotel Cliff Bay, o nome de “Rua Comendador Arquiteto João Lopes Henriques da Conceição”, fundador do PS-M. A proposta foi dos vereadores do PSD e tem como objetivo “fazer jus à memória de um enorme arquiteto, excelente político e inexcedível ser humano”.

No documento apresentado à reunião camarária, a vereação social democrata suporta a argumentação com o facto de, no exercício da vida cívica e política, imprescindível “a seriedade, honestidade e verticalidade nas ações e nas palavras, sempre demonstrados ao longo de quase 70 anos de vida, pelo Comendador Arquiteto João Lopes Henriques da Conceição. Na Região Autónoma da Madeira foi fundador do PS, sendo seu presidente honorário, desempenhando todas as funções pelas quais passou de forma parcial e isenta, estando acima de interesses político-partidários”.

Lembram os vereadores do PSD que aquela personalidade da vida regional “colocou como sua principal prioridade a defesa intransigente dos madeirenses e porto-santenses, lutando, dentro dos limites democráticos, com as diferentes forças políticas. Foi um homem de espírito de livre, solto de amarras e que, com grande espírito autonómico, serviu a Região Autónoma da Madeira, num período crucial para a autonomia madeirense, sendo deputado e primeiro líder parlamentar do Partido Socialista”.

No texto apresentado, é referido ainda que João Conceição “contribuiu de forma inequívoca para a cultura da cidade do Funchal. No Teatro Municipal Baltazar, chegou a ser figura central de alguns espetáculos, uma vez que era formado em Viola Clássica na Academia de Música”