Psicóloga “estuda” bombeiros de Machico com o apoio da Câmara

Pscicóloga Machico
A psicóloga Carolina Martins está a “estudar” os bombeiros de Machico.

A prevenção dos riscos psicossociais no trabalho é o tema de um projeto de estágio de ingresso à Ordem da psicóloga Carolina Martins, que está a ser feito em parceria com o Serviço Municipal de Emergência e Proteção Civil de Machico. A orientação é de Mário Gouveia e Carla Antunes e Silva.

A autarquia dá conhecimento desse estágio através de uma nota onde refere que “sendo a ilha da Madeira fustigada pelas mais diversas intempéries, torna-se premente a necessidade de avaliar a saúde mental e o bem-estar dos profissionais que prestam socorro na primeira linha aquando de uma emergência. É aí que os bombeiros assumem um papel preponderante e tendo em conta a natureza e conteúdo do trabalho dos mesmos, é essencial garantir que os mesmos tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável física e psicologicamente, garantindo o seu bem-estar e consequentemente o bem-estar e segurança dos cidadãos”.

A nota da Câmara aponta ainda que “a exposição aos Riscos Psicossociais, e naturalmente a sua prevenção, entre outros fatores, são o foco principal deste estágio, para a realização de um diagnóstico abrangente, que engloba o indivíduo, o grupo e a organização onde estão inseridos. Será assim estabelecida uma linha de investigação para avaliar, implementar estratégias de prevenção e intervenção junto daqueles profissionais que, muitas vezes, sofrem consequências ao nível fisiológico e psicológico. Fisicamente, podem ocorrer doenças cardiovasculares, transtornos músculo-esqueléticos, entre outros. A nível psicológico podem surgir agressividade, cansaço, irritabilidade, insónias, dificuldade de concentração, angústia, entre outros”.

Mas há também consequências ao nível da organização, como tem vindo a ser verificado um pouco por todo o mundo, como o absentismo, ausência por doença, impacto negativo na produtividade, insatisfação com o trabalho e intenção de deixar a organização.