Proposta do PSD para devolver 4% do IRS é “irrealista”, diz Miguel Gouveia explicando o “chumbo” em reunião de Câmara

Reunião CMF 2-11-2017
A Câmara do Funchal “chumba” uma proposta “irrealista” do PSD para a devolução de 4% do IRS aos munícipes, diz Miguel Gouveia, vice presidente da CMF.

A Câmara Municipal do Funchal adjudicou hoje, na sua reunião da quinta-feira, com aprovação por unanimidade, a empreitada de execução de umas nova acessibilidade na vereda da Freirinha, no Lombo dos Aguiares, uma obra que, segundo o vice presidente da CMF, Miguel Gouveia, “era solicitada há mais de 30 anos pela população”.  A obra, que foi adjudicada pelo valor de 362 mil euros, vai para o terreno ainda este ano e beneficia cerca de duas dezenas de famílias.

Nesta mesma reunião, também por unanimidade, foi aprovada a permanência de Guida Vieira como conselheira municipal para a Igualdade. “Depois do trabalho de excelência no anterior mandato, a Câmara decidiu manter essa nomeação para.

Foi aprovado ainda, por unanimidade, um voto de pesarsar pela morte do vice presidente do Nacional, Gris Teixeira.

Uma proposta do PSD, que limitava a retenção, por parte da CMF, a 1% do IRS, bem como aumentava para 4% a devolução do imposto aos munícipes, foi chumbada com os votos dos vereadores da Confiança e abstenção do vereador do CDS/PP.

Miguel Gouveia, a este propósito, considerou que a proposta “é irrealista, que a ser aprovada retiraria à Câmara cerca de 3 milhões de receitas, o que colocaria em risco a continuidade de um conjunto de programas sociais, que têm sido a imagem de marca deste município. Não podemos retirar receitas sem saber as consequências”.

O vice presidente lembra que “nos mandatos do PSD, nunca houve a devolução de um cêntimo”, sublinhando que o Funchal “é o quinto município do País em devolução de IRS aos munícipes, estamos a devolver cerca de um milhão e novencentos mil euros. Não podemos estar a devolver mais 3 milhões”.