Orientação: Nelson Baroca no pódio da Elite da Orientação nacional

Realizou-se no passado fim de semana o antepenúltimo evento da Taça de Portugal de Orientação pedestre, nos municípios de Grândola e Santiago do Cacém. Neste evento designado de “V Costa Alentejana O Meeting”,  estiveram presentes cerca de 400 atletas, sendo o Clube Aventura da Madeira representado pelos orientistas Nelson Baroca, João Gomes e António Olival e o Ludens Clube de Machico pela Paula Rodrigues, Afonso Fernandes e Patrício Lopes, refere um comunicado de imprensa.

De acordo com a informação divulgada, a primeira etapa do evento decorreu na Herdade do Monte das Figueiras, na tarde de sábado, num terreno tipicamente de montado alentejano, mas muito desafiante a nível técnico. O calor também adicionou dificuldade à prova, com as temperaturas a ultrapassarem os 30 graus. Nelson Baroca continua a registar excelentes prestações no escalão máximo da orientação nacional e desta feita voltou a conseguir um lugar no pódio, na terceira posição do escalão Elite. João Gomes, no mesmo escalão alcançou a 11ª posição, é referido.

No domingo de manhã, os atletas rumaram a Santiago do Cacém para a derradeira etapa do evento, com o calor a ser novamente uma constante e uma dificuldade acrescida. Neste dia, o escalão Elite tinha a percorrer uma distância de 13,1kms, com 20 postos de controlo e Nelson Baroca fê-lo em 1h e 38 minutos, e João Gomes em 1:55:58, no entanto os resultados do escalão Elite viriam a ser suspensos devido a um erro na montagem do percurso, mantendo-se para a classificação final do escalão os resultados obtidos no primeiro percurso.

António Olival melhorou a sua prestação no segundo percurso, conseguindo alcançar a 8ª posição no seu escalão, o que lhe valeu o 11º posto na classificação geral do evento. Pelo Ludens Clube de Machico, Afonso Fernandes foi 11.º no H16, Patrício Lopes 1.º no H21B e Paula Rodrigues 6.ª no D21A, completando uma prestação muito positiva da Orientação da Madeira em território continental.