Paula Cabaço quer inovação e empreendedorismo no sector do turismo

 

Paula Cabaço, a recém-empossada secretária regional do Turismo, Cultura e Assuntos Europeus, Paula Cabaço, esteve ontem na reitoria da Universidade da Madeira, onde se realizou uma sessão intitulada ‘The Tourism Challenge’. Na ocasião, elogiou o Turismo de Portugal, enquanto parceiro activo e interessado nesta iniciativa mas, também a Startup Madeira, “entidade que cedo se envolveu na concretização desta ideia a favor da afirmação do empreendedorismo e da inovação no Turismo desta Região”.

“Enquanto principal motor da economia regional, a actividade turística pode e deve desempenhar um papel fundamental ao serviço do crescimento económico e do sucesso de quem, neste sector, procura materializar novas ideias de negócio”, referiu a governante na oportunidade.

A Startup Madeira propõe-se, em coordenação com o Turismo de Portugal, desenvolver programas para favorecer inovação no turismo madeirense, juntando diversos parceiros e interlocutores ligados ao sector.

Para Paula Cabaço, o turismo madeirense tem sabido acompanhar “as tendências do mercado”.

Na ocasião estiveram presentes Carlos Abade, administrador do Turismo de Portugal, Sérgio Guerreiro, director de Gestão do Conhecimento daquela mesma entidade, o gestor de Projectos da Startup Madeira, Carlos Soares Lopes, entre outros convidados e entidades.

Paula Cabaço disse que o turismo “deve continuar a crescer quantitativa mas, também, qualitativamente, cumprindo-se, dessa forma, a estratégia prevista no Programa de Governo”. A inovação e as “startups” contribuem para isso, vincou.

“Estimularmos a inovação, o empreendedorismo e as boas práticas na área do Turismo é, sem dúvida, apostar no desenvolvimento sustentável e integrado desta actividade na Região, reforçando a sua notoriedade e rentabilidade”, realçou, referindo que quer “envolver toda a população” e “capitalizar sinergias”.

Um dos programas referidos inicia-se hoje; o outro será desenvolvido no próximo ano.