Escola da Lombada, Ponta do Sol, participa em encontro europeu na Bélgica

Professores de seis escolas participantes no projecto Erasmus +, oriundos de Espanha, da Polónia, da Itália, da Bélgica, da Bulgária, e de Portugal (Madeira) reuniram esta semana na Bélgica, na cidade de Hasselt para a primeira reunião transnacional do projecto, bem como para actividades de aprendizagem conjunta, refere Rosa Luísa Gaspar, docente da EB1/PE da Lombada, Ponta do Sol.

Segundo a professora, ARMONÍA – HARMONY. “Building Spaces for Inclusive Dialogue, for Participation and Creation” é mais um projecto em que este estabelecimento de ensino está a participar. Estiveram presentes a coordenadora do projecto – precisamente Rosa Luísa Gaspar -, a directora da escola, Célia Miguel e a docente do ensino recorrente, Teresa Marcos.

“Destacamos como pilares essenciais à educação inclusiva e equitativa, a valorização da necessidade da Inclusão Social, onde se dará o privilégio da necessidade dos nossos alunos se sentirem amados e respeitados. Queremos criar laços de pertença a uma comunidade através de actividades de trabalho para projectos e de forma colaborativa, iremos introduzindo novos comportamentos baseados na metodologia construtivista”, explica.

Em foco estão propostas inovadoras, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais pois ter uma dimensão europeia para transcender os limites das fronteiras dos países é igualmente um dos objectivos. “O projecto aborda aspectos que consideramos essenciais para o bem-estar de todos os nossos alunos e a sua realização vai ajudar na construção do presente e futuro, como cidadãos do século XXI”, defendem os docentes da dita escola.

“O projecto servirá para sensibilizar as comunidades educativas, em matéria de igualdade e diversidade e inclusão e estamos certos que a sua realização contribuirá para o desenvolvimento da dimensão europeia da internacionalização”.

 

Rosa Luisa Gaspar

25/10/2017

Bélgica, Hasselt