Jean-Claude Juncker faz amanhã discurso sobre o estado da União Europeia

​Amanhã, quarta-feira, 13 de Setembro, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fará o seu habitual discurso sobre o Estado da União Europeia. Este ano, o discurso terá como pano de fundo a evolução do panorama político e económico e a acção da UE para garantir um futuro seguro, próspero e inclusivo para a Europa.
Segundo uma nota de imprensa, este discurso proferido anualmente, serve para realizar um balanço dos resultados do ano anterior mas, acima de tudo, para apresentar as prioridades para o ano seguinte. Nele se delineia igualmente a forma como a Comissão tenciona abordar os desafios mais prementes da União Europeia num futuro que será construído a 27, com a saída anunciada do Reino Unido.
O discurso deste ano terá como pano de fundo a evolução do panorama político e económico e a acção da UE para garantir um futuro seguro, próspero e inclusivo para a Europa. Também serão apresentadas as ideias recolhidas durante os debates sobre o futuro da Europa que foram organizados com os cidadãos, o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, as autoridades locais e regionais e a sociedade civil em geral dos diversos Estados-membros da UE. Estas iniciativas foram lançadas a 1 de Março de 2017, aquando da divulgação do “Livro Branco sobre o futuro da Europa”. No total estima-se que aproximadamente 270 000 cidadãos tenham debatido activamente os cinco cenários antevistos pela CE.