Porto Santo acolhe “I Fim-de-Semana Cultural”

A Direcção Regional para a Administração Pública do Porto Santo tornou público o ‘I Fim de Semana Cultural’, que decorre a 17 e 18 de Junho de 2017, no Centro Cultural e de Congressos. O evento promovido pela Direcção Regional para a Administração Pública do Porto Santo é composto pelas artes, nomeadamente o teatro e o cinema.

“Sou velho, e daí” é uma peça de teatro, encenada pela prof. Rute Areal e conta com a participação de 20 alunos da Universidade Sénior, do Grupo de Teatro ACES e ainda de Fernando Santos, Catarina Ferreira, Catarina Robinson, Catarina Silva, Lécia Velosa, Márcia Pimenta e Rute Abreu. É uma adaptação do livro “Rugas” de Paco Roca. A preparação da peça decorre desde o Natal, na disciplina de Expressão Dramática, contudo os ensaios vêm sendo feitos desde há dois meses, de forma mais intensa, explica um comunicado.

O filme “O Feiticeiro da Calheta”, sobre o poeta popular madeirense João Gomes de Sousa, uma figura ilustre, um poeta analfabeto acarinhado e muito reconhecido pelo povo da Calheta, autor do “Bailinho da Madeira”, conta com Alberto João Jardim, como intérprete. É realizado por Luís Miguel Jardim e centra-se em particular nos anos de 1940/50 e na primeira Festa da Vindima, em 1938.  O que o tema central do filme, que conta com cerca de 400 actores e figurantes, “passa muito” pela exploração da população da Madeira, durante o tempo de vida do autor do “Bailinho”. João Gomes de Sousa nasceu na Calheta, na zona oeste da Madeira, em 1895, e morreu em 1974.

Ambas as exibições decorrem no Centro Cultural e de Congressos, do Porto Santo, nos dias 17 de Junho, pelas 21:30 (Teatro) e no dia 18 de Junho, pelas 21:00, no caso do cinema.