Francisco Franco abre curso de robótica

O Drone VR…

A Escola Secundária de Francisco Franco vai abrir inscrições para um novo curso de caráter vocacional na área da robótica – o curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando.

A decisão foi tomada na sequência do bom trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos na área da automação e da robótica pelo projeto SPAR (Sala de Projetos de Automação e Robótica).

A par do já existente curso profissional de Técnico de Eletrotecnia, o novo curso vem complementar a oferta formativa de uma escola com larga experiência e tradição no ensino das áreas técnicas.

…e a impressora 3 D que o Grupo Sousa ofereceu ao projeto de robótica da Escola Francisco Franco.

No presente ano letivo, o SPAR tem trabalhado em diversas áreas tecnológicas das quais se destacam a impressão 3D, a programação de placas de desenvolvimento, a montagem e programação de robôs Lego Mindstorms, bem como o desenvolvimento de diferentes projetos de eletrónica.

Com o apoio do Grupo Sousa, o SPAR da Escola Francisco Franco passou recentemente a contar com novos componente destacando-se uma nova impressora 3D e um Drone VR.

Além do trabalho de desenvolvimento de projetos tecnológicos, o SPAR tem participado em diferentes eventos como a RoboParty – evento pedagógico que, tutelado pela Universidade do Minho, reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e 2 noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples e divertida – e os encontros EDUROVs (veículos submersíveis controlados remotamente), quer na Região, quer em Canárias.

Outra atividade recorrente do SPAR tem sido a divulgação de boa parte do trabalho desenvolvido pelos seus elementos, tanto em diferentes estabelecimentos de ensino da Madeira como em encontros de caráter científico: um exemplo, com bastante sucesso, foi o evento Ciência no Mercado, promovido pela ARDITI.