Santa Cruz lança “Documentos Históricos – Forais e Anais do Município”

O Município de Santa Cruz vai lançar, no próximo dia 23 do corrente mês, o livro ‘Documentos Históricos de Santa Cruz – Forais e Anais do Município’, de autoria de Filipe Santos e Bruno Abreu Costa. O lançamento está marcado para as 11h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo este um evento que integra as comemorações das festas do concelho, por ocasião do 502ª aniversário da elevação de Santa Cruz a vila.

Conforme refere o historiador Emanuel Gaspar, na contracapa do livro, Santa Cruz comemorou os 500 anos da sua elevação a vila a 25 de Junho de 2015. Entre as várias manifestações comemorativas, e numa linha de valorização da cultura e da memória colectiva do concelho, a Comissão para as Comemorações elegeu como propósito editar vários documentos históricos relevantes para a história do concelho: os dois Forais do século XVI e os Anais do Município do século XIX.

Foi solicitada, deste modo, a colaboração dos investigadores Bruno Abreu Costa e Filipe dos Santos, que estudaram, transcreveram e verteram para português corrente os citados documentos: o primeiro autor debruçou-se sobre os mais remotos; o segundo, na sequência de trabalho anterior, ocupou-se do mais recente.

Esta publicação é, pois, o resultado da iniciativa e do labor referidos – e assim fica, para a posteridade, como instrumento informativo e formativo, disponível a discentes e a docentes, a cidadãos interessados e a especialistas, aos munícipes de Santa Cruz e a todos os madeirenses, habitantes neste espaço arquipelágico ou espalhados pela Diáspora, refere Emanuel Gaspar.