Paróquias vão celebrar festa da Vera Cruz

No próximo domingo, 7 de maio, vai ser celebrada a festa da Vera Cruz na capela com aquela invocação existente na freguesia da Quinta Grande
A Eucaristia principiará às 18 horas, sendo seguida de procissão.
No sábado, 6 de maio, às 20 horas terá início a missa da vigília desta festa.
Haverá animação com o típico arraial madeirense.
Como refere o Dr. Pedron Freitas no Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos «a capela da Vera Cruz situa-se no sítio da Vera Cruz, extremo oeste da freguesia da Quinta Grande e foi de acordo com os dados disponíveis mandada construir por João Gonçalves Zarco, como de resto dá a entender o autor das Saudades da Terra.
[…] Chegando a um alto sobre Câmara de Lobos, [João Gonçalves Zarco] traçou ali onde se fizesse uma igreja do Espírito Santo. Passado mais abaixo a umas serras muito altas, ali traçou outra igreja da Vera Cruz e todos estes altos tomou para seus herdeiros.
Ao longo dos tempos terá sido, no entanto, esta capela sujeita a várias obras de restauro, facto que nos leva a admitir que pouco ou nada existe da primitiva edificação.
Também nesse domingo às 11 horas vão ser celebradas missas nas igrejas de São Roque e do Estreito de Câmara de Lobos assinalando aquela festa.
Na Diocese do Funchal as celebrações em honra da Vera Cruz decorrem nos meses nas paróquias já citadas e também em Santa Luzia e no Monte.

Vera Cruz é a denominação dada às relíquias provenientes, segundo a tradição cristã, da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.

A História refere que a imperatriz Helena de Constantinopla, mãe do imperador Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma, numa data posterior a 312 d.C. quando à Cristandade foi dada liberdade de culto em todo o Império, viajou à Terra Santa, onde fundou igrejas e agências de socorro aos necessitados. Talvez foi nessa época que a imperatriz descobriu três cruzes usadas na crucifixação de Jesus e de dois ladrões, e que foram executados com ele. Um milagre revelou qual das três era a cruz verdadeira.

A partir de então aquela devoção espalhou-se por todo o mundo.