Jovens da Madeira na Orquestra nacional que dá concerto hoje no CCB

Ontem, dia 27 de abril de 2017, oito jovens alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode, partiram para Lisboa para participarem no Concerto da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), a realizar-se no Centro Cultural de Belém, hoje, dia 28, às 12h00, integrado nos Dias da Música.

A Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), é um projeto de caráter anual, desenvolvido desde 2002, que tem como objetivo proporcionar um estágio de orquestra sinfónica aos alunos das escolas públicas do ensino especializado da música.

A Região Autónoma da Madeira acolheu este ano, e pela terceira vez, a OJ.COM. A I Edição foi no ano letivo 2001/2002; a VIII Edição no ano letivo 2008/2009; e neste ano letivo, 2016/2017, a XVI Edição que foi realizada de 2 a 9 de abril, todas organizadas pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode.

A OJ.COM é uma iniciativa que permite o intercâmbio nacional de jovens instrumentistas, a troca de experiências e saberes no contexto de trabalho de uma orquestra sinfónica com enquadramento verdadeiramente nacional, pois é composta por alunos dos diversos conservatórios públicos do país, proporcionando assim uma experiência única e deveras enriquecedora no nosso sistema educativo nacional.

Independentemente da experiência orquestral que cada Conservatório, per si, proporciona aos seus educandos, não há a menor dúvida que a carga motivacional inerente a um encontro nacional de jovens selecionados, para além do convívio, fortalece laços de amizade, troca de experiências e novos conhecimentos, irá refletir também a qualidade inerente à escolha criteriosamente efetuada, permitindo um alto nível de performance.

Anualmente, os alunos participantes são selecionados nos vários conservatórios pelo maestro que assume a direção artística, convidado pelo conservatório organizador. Durante o estágio, os ensaios de naipe são assegurados pelos professores do conservatório que recebe o estágio.

O programa é sugerido pelo maestro convidado que o propõe após a audição dos candidatos, e por uma obra concertante com um solista apurado através de concurso nacional em duas eliminatórias. De destacar que o programa contempla, no mínimo, uma obra de compositor português, que nesta Edição contemplou dois compositores, Joly Braga Santos e o madeirense Francisco Loreto.

A participação da OJ.COM nos Dias da Música representa um momento alto deste projeto, por tratar-se do principal festival de música clássica realizado em Portugal. Esta participação conta com o apoio da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional do Ministério da Educação.

Os Alunos madeirenses participantes na OJ.COM (Daniel Perzhan – Violino I e Concertino; Rodrigo Freitas – Violino II; Ana Carolina Ornelas – Viola de Arco; Ana Carolina Santos – Viola de Arco; Henrique Andrade – Contrabaixo; Rui Carvalho – Clarinete; Pedro Ferreira – Trompete; Carolina Santos – Oboé).

Conservatórios participantes neste projeto:

CONSERVATÓRIO – ESCOLA PROFISSIONAL DAS ARTES DA MADEIRA, ENGº LUIZ PETER CLODE

CONSERVATÓRIO NACIONAL

CONSERVATÓRIO DE BRAGA

CONSERVATÓRIO DO PORTO

CONSERVATÓRIO DE AVEIRO

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE COIMBRA

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA

CONSERVATÓRIO DE PONTA DELGADA

CONSERVATÓRIO DE ANGRA (ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA TOMÁS DE BORBA)

CONSERVATÓRIO DA HORTA (ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DA HORTA)