Diretora regional da Economia lembra os bons resultados no turismo mas lembra que ninguém se pode acomodar

“A Madeira tem obtido os melhores resultados turísticos de sempre, desde 2015. É motivo de orgulho. Mas não nos podemos acomodar. A agressividade concorrencial neste setor é cada vez maior. A qualidade é um processo de melhoria contínua e temos de apostar cada vez mais no que somos e no que nos diferencia em relação aos outros”.

Estas palavras foram proferidas hoje pela diretora regional da Economia, Isabel Catarino Rodrigues, durante a palestra “A Importância do Turismo Sustentável para a Economia Regional”, uma organização do Clube “O Território-A Nossa Casa”.

A palestra foi realizada no âmbito da XIX Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da ESJM, dinamizada pela Direção Executiva e a Coordenação de Atividades de Enriquecimento Extra-Curricular, a cargo de Vanda Martins, com a colaboração ativa dos diferentes grupos disciplinares.

O secretário regional de Turismo estava previsto para ser o orador do encontro com os alunos da ESJM. Mas, por razões de agenda de Eduardo Jesus, quem falou à comunidade escolar foi Isabel Catarino Rodrigues, que colocou o enfoque na “qualidade” do setor como a pedra angular para o seu contínuo crescimento. “As pequenas coisas fazem a diferença, como um simples sorriso, a hospitalidade dos madeirenses, o bom serviço prestado a quem nos visita”, salientou a diretora regional.

A Madeira continua a ser mais visitada por turistas alemães e do Reino Unido. A viagem de avião é sempre considerada mais agradável para o turista do que propriamente o transporte via cruzeiro.

Ao longo da sua intervenção, Isabel Catarino Rodrigues elucidou os estudantes sobre a estratégia da Região na Qualidade do Turismo e os vários organismos e ações que têm sido criados no sentido de o melhorar.

O presidente do Conselho Executivo da ESJM salientou a importância destas conferências no sentido de abrir a instituição ao debate sobre temas de importância para os jovens, na perspetiva de uma cidadania participativa. Salientou que a Escola está ao serviço dos alunos e que não se pode fechar entre muros. Por isso, justifica-se cada vez mais esta aposta na dinamização de ações extra-curriculares que proporcionem a expansão das capacidades dos jovens.

Jorge Moreira de Sousa lembrou ainda que a ESJM entrará em obras de melhoria do edifício, iniciando-se na próxima semana os respetivos trabalhos de pintura.

Ainda na parte da manhã, o I Festival Regional de Dança Escolar prosseguiu, desta feita com Workshops de Dança, com encerramento na parte da tarde e distribuição de prémios.

Nesta sexta feira, dia de encerramento da XIX Semana, pelas 09h45, o diretor executivo do Grupo Hoteleiro Porto Bay, António Trindade, fará uma conferência sobre “O Contributo das Empresas Turísticas numa Perspetiva de Turismo Sustentável”, também organizada por alguns professores de geografia, ligados ao Clube “O Território-A Nossa Casa”. Na parte da tarde, o evento “Vozes do Liceu” é outro momento de relevo para os alunos, na divulgação de talentos, seguindo-se o encerramento.