*Com Rui Marote
Tal como o Funchal Notícias oportunamente noticiou, ainda no passado dia 9 de Janeiro, principiaram já os trabalhos prévios à recuperação das cantarias da Sé do Funchal, com a colocação dos respectivos andaimes necessários para a sua prossecução. A consolidação das cantarias da torre sineira, recorde-se, está a cargo da empresa ‘Nova Renovação’, de João Proença.
As obras propriamente ditas ainda não começaram: neste momento iniciou-se a montagem dos andaimes por uma empresa especializada, mas é de prever que na próxima semana principiem já os trabalhos nas cantarias.
Conforme já referiu o FN, nesta recuperação serão usadas 459 placas que foram retiradas da foz da ribeira de João Gomes, e que se encontram guardadas na Torre do Capitão, em Santo Amaro.
Esta empreitada de obras públicas custará 165.520,00, acrescidos de IVA. 30 mil euros serão suportados pelo orçamento regional desde o ano de 2016, e os restantes 135.520,00 euros em 2017, conforme determinou o Governo.
Estas obras eram já aguardadas há algum tempo, dada a premente necessidade de conservação do monumento e o risco de queda de materiais da torre sineira.