Parque da Praia Formosa reabre ao público no inverno após fecho polémico no verão

parque-1
Foto registada hoje, na Praia Formosa. Foto DR.

A dois meses do verão, foi vedado o acesso ao público. No inverno, retiram-se as barreiras e deixa-se o parque aberto ao público, gratuitamente, como sempre foi. Faz pouco sentido, mas esta é a realidade que se verifica neste momento no parque de estacionamento, junto à Praia Formosa, atestando que o bom senso terá regressado… no inverno.

Ao que o FN apurou, a opção é da exclusiva responsabilidade do proprietário, a família Welsh, representada pela empresa Investimentos Turísticos da Praia Formosa. A mesma que, em Abril deste ano, com o verão à porta e com a habitual enchente de veículos no apetecido parque de estacionamento, vedou o espaço. Nem mesmo as negociações com a empresa Frente Mar surtiram efeito, no sentido de a Câmara Municipal do Funchal adquirir ou expropriar a referida parcela. A proprietária deu cumprimento à deliberação do Estado no sentido de que se está perante propriedade privada, já que a faixa do domínio público marítimo não abrangia o parque.

Veio o verão e os munícipes e demais frequentadores da concorrida Praia Formosa tiveram que estacionar o carro no parque alternativo criado pela CMF, muito acima da estância balnear, junto à ponte velha da Praia.

Inesperadamente ou talvez não, os munícipes constatam a abertura ao público do parque, num momento em que o inverno pouco convida à praia. Da parte do proprietário, mantém-se o mesmo silêncio com que o decidiu encerrar em abril.