No primeiro dia do ano, as belas imagens do espetáculo de artifício continuam no olhar dos madeirenses e milhares de turistas que as registaram para memória futura. 8 minutos a desafiar os céus com luz e cor, num investimento do Governo Regional de 600 mil euros.
O clima chegou a fazer recear o pior, com a agitação marítima e ameaça de chuva. O anúncio de que se tratava do espetáculo com maior número de disparos de sempre, prometia. O clima deu tréguas e eis que o fogo estalou no ar para encanto de todos, desenhando magia nos céus. Há, no entanto, que dizer que não foi um espetáculo de encher o olho, como há uma década. Aliás, há relatos nas redes sociais a explicar que houve postos de fogo que não rebentaram, como o caso de São Lázaro.
O próprio Governo Regional alertou para os condicionamentos meteorológicos, sobretudo junto à orla costeira. Ainda assim, o tempo colaborou com a festa e o fogo tomou conta dos céus, num exercício de criatividade.
Os madeirenses, que estão habituados a ver o melhor fogo de sempre, não terão ficado deslumbradíssimos e já viram outros espetáculos superiores. Mas o cartaz turístico do fim do ano que torna a Madeira afamada foi reatualizado, com luz e muita festa, numa viragem apoteótica para 2017, com os prometidos disparos a arrebatar as palmas, no final do show. Este sim, dos momentos mais marcantes do espetáculo.
Para o ano, há certamente mais.