
* Com Rui Marote
Os trabalhos de construção do novo Hotel Savoy Palace estarão suspensos a partir da próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, para férias de Natal do pessoal. Uma pausa que as equipas vão aproveitar nas calmas, dada a progressão positiva das obras e o cumprimento da calendarização prevista.
Os técnicos regressam ao estaleiro a 4 de janeiro, cumprindo assim o primeiro ano de intervenções no terreno.

Ao longo dos últimos onze meses, o FN tem acompanhado o evoluir das várias fases do projeto em desenvolvimento na Avenida do Infante, de forma a dar a conhecer a dinâmica e os pormenores técnicos e arquitetónicos daquela que é já uma obra de referência na construção civil da Região.

Pelo andamento dos trabalhos, seguindo à risca o calendário definido, tudo leva a crer que as previsões dos promotores serão cumpridas. Ou seja, a nova unidade hoteleira de luxo do Funchal, a quinta sob a chancela da Savoy Hotels & Resorts, do Grupo AFA, estará pronta para receber os seus primeiros hóspedes em 2018.

Quando ainda nem se completou um ano de trabalhos, o projeto tem já concluídas diversas fases cruciais, como é o caso de todo o embasamento dos níveis inferiores do hotel, onde se situam as zonas técnicas e de manutenção, cais de descarga, zona da logística e armazém, zonas dos escritório, estacionamentos (público, clientes e funcionários), piscinas interiores, SPA, kids club, zona de jogos, zona/bar de animação.

Também ao nível do solário do hotel, onde se situam o lobby central, com a receção, zonas de estar, escada principal, bar e restaurantes principais, a grande sala polivalente e salas de apoio, com os respetivos acessos diretos ao exterior, estão terminados os trabalhos de embasamento.

Na lista das etapas concluídas, surgem ainda todo o solário, com a piscina principal de grande dimensão, piscina das crianças, zonas verdes e floreiras, o túnel técnico sob a rua Imperatriz Dona Amélia, os espaços comerciais e de apoio ao hotel confinantes com a rua Imperatriz Dona Amélia, Rua do Favilla e Praça do Turista, além dos primeiros níveis dos quartos do lado nascente.

Como o FN já teve a oportunidade de referir, do lado poente esperam-se novidades nos próximos meses, com a remodelação da conhecida Praça do Turista, que passará a estar integrada no empreendimento hoteleiro.

Em jeito de balanço, deixamos aqui as últimas atualizações de uma obra que já bateu recordes não só em materiais e equipamentos, como em tecnologia e engenharia de ponta.

Até à data, na construção do Hotel Savoy Palace estiveram envolvidos uma média de 200 operários e foram consumidas as seguintes quantidades de matéria-prima e outros materiais:
- Betão = cerca de 35.000m3
- Aço de construção = cerca de 4.000 Toneladas
- Aço de pré-esforço = cerca de 160 Toneladas (2,2 Km de vigas pré-esforçadas)
- Escavação = cerca de 37.500m3 de terra e rocha
- Blocos de betão para alvenarias = cerca de 40.000 unidades
