DRMS quer mais participação das mulheres nas autarquias

unnamed

O Departamento Regional da Mulheres Socialistas (DRMS) realizou uma formação intitulada “Mulheres e Participação Autárquica”, tendo por objectivo debater e reflectir sobre a participação das mulheres nas autarquias.

A presidente do DRMS, afirmou que fez todo o sentido a realização desta formação, de modo a que as mulheres possam estar, efectivamente, mais preparadas quando forem chamadas a dar o seu contributo nas próximas eleições autárquicas.

unnamed-1

Mafalda Gonçalves salientou que apesar de todos os avanços legislativos a participação política das mulheres de forma activa é, ainda, muito inferior ao dos homens, referindo “basta ver que foi necessário introduzir a lei da paridade, para que tivéssemos uma representação de 33% das listas o que é, manifestamente, insuficiente e não representa, de todo, a nossa sociedade, onde as mulheres estão em maioria”.

Nesse sentido, o DRMS pretende uma maior participação das mulheres, sendo que esta formação foi a forma que o Departamento encontrou para preparar, bem como incentivar as mulheres, para a participação política activa.

Refira-se que a iniciativa contou com a participação de João Pereira, técnico Superior da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), onde desenvolve a territorialização das políticas de igualdade de género, cidadania e não-discriminação através da formação e consultoria aos Municípios. É, ainda, membro da Rede Europeia Informal de Pontos Focais para as Políticas de Igualdade LGBTI (políticas de orientação).