Diogo Nóbrega e Érica Melim vencem Triatlo do Funchal

triatloDiogo Nóbrega e Érica Melim, venceram o “VIII Triatlo Olímpico Cidade do Funchal” disputado durante a manhã da passada 4ªf (5 de Outubro), uma prova integrada nos Campeonatos Regionais – Powerade 2016 como a a 17ª e ultima etapa dos Campeonatos Regionais Absolutos, e a 14ª etapa dos Campeonatos Regionais Individuais e Clubes Jovens que via igualmente a sua conclusão.

Segundo um comunicado da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), iniciando-se a jornada competitiva pelo Triatlo Olímpico, pôde verificar-se no sector masculino um domínio avassalador de Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra), nadando vários níveis acima da concorrência, de tal modo que conseguiu cumprir 1 das 13 voltas de ciclismo antes sequer do 2º classificado concluir o seu segmento de natação.

Tal superioridade sentenciou aí a prova que livre de imprevistos ficou com vencedor antecipado.

triatlo2Na 2ª posição final mas já a mais de 4min do vencedor ficou o seu pai e colega de equipa Carlos Nobrega, e em 3º Francisco Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica).

Nas senhoras, Érica Melim ( Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) replicou a papel químico o domínio da prova masculina, mostrando-se cada vez mais uma atleta consistente nos 3 segmentos e em qualquer distância do triatlo, deixando no 2º lugar do pódio mas a mais de 18min, a veterana Iolanda Henriques (CF Andorinha) e em 3º a sua colega de equipa Carla Neves.

Volvidos cerca de 30min dava-se a partida para o Triatlo Super-Sprint, prova com cariz de lazer para os menos aptos para uma distância 4x superior como era a da principal, e de fulcral importância para os escalões de Juvenis e Cadetes que tinham nessa prova a ultima etapa dos Campeonatos Regionais de Triatlo.

triatlo3Prova habitualmente frenética, em que transições e pormenores tem muito peso no resultado final,e em que os ritmos de cada segmento da competição são de intensidades claramente diferentes das mais longas, favorável à juventude.

Comprovado ficou com a vitória Nuno Pereira (CF Andorinha) com curta margem sobre o seu colega de equipa, Pedro Velosa, e sobre Gonçalo Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) que por esta ordem completaram o pódio absoluto e de Cadetes masculinos, enquanto que no sector feminino, Mariana Vargem (Ludens Machico/Máxima Dinâmica) triunfou sobre Joana Sousa ( CD Aquático ) e Beatriz Henriques (CF Andorinha), combinando o pódio absoluto com o de Juvenis Femininas.

triatlo4Nos Juvenis Masculinos, Pedro Prioste (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica) saiu triunfante sobre Ibrahim Gama (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica), e sobre Francisco Belo (ACD Jardim da Serra).

Seguiam-se as restantes provas jovens, em que sem surpresas de maior, as vitórias foram surgindo para os jovens mais habituados a andar na frente.

João Marote (Ludens de Machico) e Inês Teixeira (C.F. Andorinha) venceram em Iniciados, em Infantis, a dupla do ACD Jardim da Serra repetente no triunfo por enumeras vezes esta época, Gonçalo Santos e Bruna Belo foram os mais rápidos, e em Benjamins, os jovens do Ludens de Machico Simão Carvalho e Matilde Olival venceram com uma margem vistosa para a curta distância a percorrer neste escalão.

triatlo5Coletivamente o clube vencedor deste “ VIII Triatlo Cidade do Funchal 2016“ foi o ACD Jardim da Serra, a frente do GD Corticeiras e Ludens de Machico / Máxima Dinâmica, numa competição em que apenas existiram equipas completas do género masculino.

Nos clubes jovens vitórias para o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica  no sector masculino e para o CF Andorinha no feminino.

Numa época em que que as ultimas provas de cada Campeonato Regional foram de uma participação muito acima da média, fruto da pontuação dupla aí existente, fez também com que os títulos se mantivessem em aberto sempre até à ultima jornada, mantende todo o interesse nesse aspecto.  Esta prova em particular beneficiou com isso de uma participação superior a 150 atletas.

A ARTM como entidade organizadora agradece o apoio de várias entidades Publicas, em especial à Câmara Municipal do Funchal, AMDpt e, SER – DRJD. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Auto Zapecar; Europcar; Coca-Cola – European Partners; MZ-Bike; e Clínica Dentária do Fórum Machico.

*texto e fotos ARTM