Junta de São Roque propõe rede de água independente nas zonas altas

rubina leal pedro gomesA Junta de Freguesia de São Roque vai propor a criação de uma rede de abastecimento de água independente para as zonas altas do Funchal.

A informação foi avançada esta manhã ao FN por Pedro Gomes, autarca que, na passada semana, assistiu no terreno ao desespero e às dificuldades sentidas pelos bombeiros e população, quando confrontados com as bocas de incêndio secas, logo nas primeiras horas de propagação das chamas, ainda em zona periflorestal.

O presidente da Junta de São Roque anunciou que vai avançar, em futuros encontros com as autoridades regionais e autarquia, com a proposta de instalação de uma rede de abastecimento de água independente, ligada a tanques e poços de rega, a qual poderá vir a ter a função polivalente de apoio à agricultura e combate a incêndios.

bocas incêndio

Recorde-se que a vaga de incêndios no Funchal deflagrou precisamente nas zonas altas da freguesia de São Roque a 8 de agosto, pelas 15h30. Com a propagação dos fogos e consequente aumento do consumo de água a cotas inferiores, a pressão deixou de ser suficiente para alimentar o sistema de combate a incêndios naquela zona.