PCP questiona futuro da Caixa Geral de Depósitos

pcp3
Fotos PCP

O PCP/Madeira esteve hoje, terça-feira, dia 19 de Julho de 2016, em contacto directo com as populações e os trabalhadores, a propósito da questão da Caixa Geral de Depósitos, chamando a atenção para a importância desta instituição no processo de desenvolvimento económico e social do nosso País.

Esta acção, que decorreu no centro do Funchal, mais precisamente junto à sede regional do banco público português, serviu para apelar à manutenção do carácter e estatuto público da CGD e reafirmar a necessidade de combater as intenções de privatização, total ou parcial.

Segundo o partido tais intenções -que o anterior governo PSD/CDS-PP há muito acalentavam- foram interrompidas pela derrota da direita nas eleições de 04 de Outubro de 2015.

A iniciativa serviu também “para denunciar as óbvias e inadmissíveis tentativas de ingerência e instrumentalização levadas a cabo pelas instituições europeias, nomeadamente o Banco Central Europeu, e que mais não visam que a desestabilização e a desacreditação do processo de recapitalização da Caixa, algo em que PSD e CDS estão profundamente empenhados, como se pode verificar pelas suas posições institucionais”.

pcp2Diz o PCP que defender a Caixa Geral de Depósitos, recapitalizá-la e desenvolvê-la para que se torne um instrumento do progresso, do crescimento e da afirmação da soberania nacional, ao serviço do Povo e do País, são imperativos que devem nortear a actuação do actual Governo.

“Para termos um banco público que esteja verdadeiramente ao serviço dos interesses de Portugal e dos Portugueses, há que não só definir linhas de orientação estratégia para a actuação da Caixa, mas também defender os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores da CGD, e escolher uma Administração composta por quadros de confiança, capazes, experientes, competentes e que se identifiquem com a defesa dos interesses públicos e não alinhem nos esquemas dúbios que alimentam o capital e os grandes interesses económicos. Do futuro da Caixa Geral de Depósitos depende igualmente o futuro do nosso País”, refere o partido.