Jorge Carvalho visita seis cidades na África do Sul

africa-sulJorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, vai representar o Governo Regional nas comemorações do Dia da Região que as Missões, Associações e Clubes de portugueses realizam em diversas cidades da África do Sul.

A importância da Educação na preservação da cultura madeirense e no aproximar de gerações, deverá ocupar a parte principal da mensagem que Jorge Carvalho levará às comunidades, no intuito de atingir principalmente as gerações mais novas, cujos contatos com a língua e a cultura da Região e do País precisam ser reforçadas.

A deslocação do governante servirá ainda para diversas iniciativas no Free State, aprofundando as relações que vêm sendo cativadas entre a Região e aquela província sul-africana.

Klersdorp, na próxima sexta-feira, Pretória, no sábado, e Joanesburgo, no domingo, são as primeiras cidades onde se desenvolverão os contatos com a comunidade madeirense e portuguesa.

As diversas organizações que agregam os emigrantes lusos e dinamizam as suas atividades, com destaque para as Casas da Madeira de Pretória e Joanesburgo, prepararam um vasto programa de comemorações do Dia da Região. Referência ainda à Casa-Mãe das Academias do Bacalhau, em Joanesburgo, que será anfitriã do Secretário Regional de Educação.

Os dois dias seguintes (segunda e terça-feira da próxima semana) estão reservados a uma visita a Bloemfontein, onde o governante madeirense se dividirá entre os contatos com a comunidade lusa e a agenda oficial preparada pelo governo liderado por Ace Magaschule, Premier de Free State, província sul-africana com quem a Região vem estreitando laços de cooperação.

No final da tarde dessa terça-feira, o périplo de Jorge Carvalho estende-se ao contato com as comunidades de Durban, cidade onde permanecerá até final do dia seguinte; nessa altura, viajará para a Cidade do Cabo, onde desenvolverá diversas atividades junto das comunidades madeirenses até início da viagem de regresso ao Funchal, no final da tarde de sexta-feira.

Assim, o Secretário Regional de Educação visitará seis cidades, mais de uma dezena de organizações de emigrantes, e não dispensará a passagem pela Universidade Técnica de Free State e pela escola onde estudou Fernando Pessoa, em Durban.

O governante madeirense participará ainda na celebração da missa de domingo, dia 3, em Benoni (Joanesburgo), a qual será rezada pelo Padre Carlos Gabriel, figura de vulto do Fórum Português.

A organização da visita de Jorge Carvalho contou com a colaboração do Centro das Comunidades Madeirenses, da SRAPE, e com a qualificada supervisão de Luísa Fragoso, Cônsul Geral de Portugal em Joanesburgo.