Sérgio Marques reúne com secretário de Estado das Comunidades para tratar da Venezuela

SERGIO ENTREVISTA 028O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus esteve reunido, esta terça-feira, com o Secretário de Estado das Comunidades, de modo a concertar a visita do primeiro à Venezuela, que ocorre de 24 junho a 5 de Julho. Esta reunião decorre do acordo estabelecido entre os dois Governantes, que visa a monitorização permanente da informação disponível nos dois Gabinetes,  principalmente para os destinos de emigração onde a presença madeirense tem maior expressão.

Desta reunião saiu a garantia prestada pela TAP de que continuará a fazer 3 ligações semanais com Caracas.

Do mesmo modo foram estabelecidos 4 planos de contacto com a Venezuela através da Ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país, a rede consular, o ovimento  associativo e a rede de Empresas propriedade de portugueses/madeirenses.

 Sérgio Marques foi informado  que o Governo da República está a estudar  parcerias com empresas farmacêuticas de modo a que as Associações portuguesas e os postos consulares possam distribuir excecionalmente medicamentos entre os mais necessitados, respondendo ao repto que o Governo Regional lançou há alguns meses.

 Foram debatidas as questões referentes aos regimes de apoio aos emigrantes (Apoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas – ASEC-CP e Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas – ASIC-CP). Segundo a informação obtida, têm sido muito poucas as candidaturas aos mesmos, o que pressupõe casos de pobreza envergonhada, onde os mais carenciados se sentem inibidos de pedir ajuda. Deste modo, será sensibilizado o movimento associativo dos emigrantes, naquele país da América do Sul, para motivar os nossos conterrâneos que estejam em particular dificuldades a apresentar as suas candidaturas, mantendo-se uma articulação e uma relação próxima entre a Rede Consular e o movimento associativo.

 Foi, ainda, transmitido a Sérgio Marques que  a Embaixada portuguesa em Caracas voltará a ter Conselheira Social, neste caso uma venezuelana, magistrada de carreira, suprimindo uma falta que o corpo diplomático nacional vinha apresentando há já algum tempo.

 Do mesmo modo, os dois governantes acertaram estudar medidas suplementares de apoio, numa parceria tripartida entre  Estado, Região e Movimento Associativo.