A Universidade da Madeira (UMa) – Escola Superior de Saúde (ESS), promove no próximo dia 24 de junho, o 2º Simpósio ‘Promover a Cidadania para uma Cultura Proativa na Saúde’.
Nesse dia será apresentado um projeto de intervenção comunitária na área da promoção de estilos de vida saudável em estudantes universitários da RAM e entregues diplomas de Operador de Desfibrilhação Automática Externa pelo Representante da Proteção Civil Regional, Coronel Luís Neri.
A Cerimónia de Abertura do Simpósio está marcada para as 09h00, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, e será presidida pelo Reitor da UMa, José Carmo, que será acompanhado pela Presidente da ESS, Otília Freitas.
O simpósio tem entrada livre, mediante inscrição até dia 23 de junho, às 17h00, através do endereço http://tinyurl.com/ess-cidadania.
Segundo uma nota hoje emitida pela UMa, a Cidadania em Saúde emerge em 1978, com a Declaração de Alma-Ata, e remete-nos para um direito mas também para o dever de todos nós participarmos individualmente e coletivamente no planeamento e prestação de cuidados de saúde.
Partindo deste pressuposto, a ESS da UMa, ao longo do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), e em especial na Unidade Curricular de Projeto de Desenvolvimento Pessoal, procura reforçar o poder e a responsabilidade do cidadão para contribuir ativamente na melhoria da saúde individual e coletiva.
Os estudantes nesta unidade curricular mobilizam conhecimentos de saúde, enfermagem, metodologia de projeto, marketing e desenvolvimento de competências sócio-emocionais.
Destes conhecimentos salienta-se a formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, indo ao encontro do Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa (2014), nomeadamente na formação do maior número de cidadãos nesta área de modo a progressivamente se instalar uma cultura de socorro ao próximo mas de uma forma sistematizada e com conhecimento de causa.
Deste modo, a ESS procura que os seus estudantes desenvolvam competências transversais e específicas em dois domínios do âmbito da saúde e que se desenvolvem naturalmente em contexto comunitário, a promoção da saúde e o socorro pré-hospitalar.