PS denuncia mau estado das estradas em Santa Cruz

santa cruz1
Fotos PS

A Comissão Política do PS de Santa Cruz emitiu hoje um comunicado sobre o estado lastimoso da rede viária do concelho.

Diz a Concelhia do PS de Santa Cruz que a situação actual no Município é caracterizada pela “inação, ideias avulsas e de promessas falhadas do executivo liderado pelo JPP”.

santa cruz2O PS alerta para a ausência de uma política de mobilidade municipal estruturada que responda às necessidades, colocando no topo das preocupações a segurança dos cidadãos.

“A acrescentar à desilusão que é a governação do JPP, soma-se a insensibilidade do Governo Regional PSD, que, na sua manifesta incapacidade de responder em tempo útil (ou algum) aos anseios e problemas das populações, reduz o investimento publico no concelho a valores mínimos e desproporcionais, não considerando que Santa Cruz é o segundo concelho com maior número de residentes e contribui activamente para o PIB regional. Como resultado deste desinvestimento do PSD, Santa Cruz apresenta em 2016 o investimento público per capita por concelho mais baixo da RAM”.

Segundo o PS, neste contexto, é consensual entre os santa-cruzenses que as redes viárias que servem o concelho, regionais e municipais, deverão merecer uma maior atenção dos executivos responsáveis, nomeadamente do PSD no Governo Regional e do JPP na Câmara.

santa cruz3“Relativamente a esta questão, e em Julho de 2015, o Sr. Filipe Sousa anunciava, pomposamente, que tinha chegado a um entendimento com o Governo Regional para, em conjunto, ‘’proceder à repavimentação ou reparação de caminhos, sejam os mesmos municipais ou regionais’’. Ora, ao fim de quase um ano após esta declaração e manifestação de intenções do Sr. Filipe Sousa, o resultado está à vista de todos”, revela.

A título de exemplo, o PS apresenta as seguintes vias como casos paradigmáticos da ausência de políticas de mobilidade concertadas e efectivas em Santa Cruz:

– Estrada João Gonçalves Zarco: têm sido vários os acidentes e atropelamentos ocorridos nesta estrada, em particular nas zonas envolventes à Escola Básica do e 3º Ciclos do Caniço, Centro de Saúde e restante ligação com o centro da freguesia. Esta estrada carece de condições de segurança, pois, faltam passeios pedonais, passadeiras, sinalização, medidas de redução de velocidade dos automobilistas nas proximidades das paragens de autocarros, etc.;

– Rua Maria Ascensão (Camacha): via em avançado estado de degradação ao longo de todo o seu trajecto Uma autêntica sessão de aventura para deslocar-se para o centro da freguesia, a lembrar outras geografias que não a de um território europeu;

– Centro do Caniço: todas as vias que dão acesso ao centro da cidade encontram-se num estado lastimoso, remendo acima de remendo, mal sinalizadas, pavimentos irregulares e desnivelados;

– Estrada dos Moinhos (Assomada): são buracos atrás de buracos, pavimento em avançado estado de degradação com sinalização quase inexistente;

– Estrada Avelino Pinto (ligação Reis Magos-Portinho): pavimento em situação muito preocupante, com piso muito irregular, apresentando enormes buracos e via má sinalizada.

santa cruz4Uma pequena amostra mas representativa do estado actual da rede viária de Santa Cruz. Muitas outras poderiam ser mencionadas casos da Estrada Ponta da Oliveira, Rua da Lombada, Rua da Palmeira, Rua do Salão, Estrada Engenheiro Abel Vieira, etc.

O PS Santa Cruz recomenda aos responsáveis políticos do JPP e PSD, executivos municipais e regionais respectivamente, a máxima urgência para a resolução dos problemas identificados. Deverão, em sede de concertação, definirem políticas claras e efectivas de mobilidade, não se circunscrevendo a medidas avulsas, de curto prazo e eleitoralistas, a chamada ‘‘política do remendo’’, mas a um verdadeiro plano de ação estrutural, em prol da segurança e qualidade de vida dos que escolheram Santa Cruz para viver, trabalhar ou visitar.