A Câmara Municipal do Funchal (CMF) galardoou ontem 68 entidades que cumpriram boas práticas na separação de resíduos recicláveis, com a entrega de Certificados de Qualidade Ambiental.
Esta foi mais uma iniciativa englobada na Semana do Ambiente 2016, que decorre até sábado, 11 de junho.
Idalina Perestrelo, Vice-Presidente da Autarquia, entregou os 34 Certificados de Qualidade Ambiental – Ouro, mais sete face ao ano transato, e 34 Certificados – Prata.
“Todo o trabalho em prol da causa ambiental é benéfico para todos nós, mas há que premiar quem mais se esforça em nome da qualidade de vida e do bem-estar da nossa cidade”, realçou a Vereadora com o Pelouro do Ambiente.
O Município atualizou recentemente o Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes no Concelho do Funchal, com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem.
A classificação é atribuída com a aplicação de bonificações ou penalizações na tarifa de resíduos, consoante os produtores cumpram ou infrinjam o regulamento.
As 68 entidades ontem certificadas atingiram uma taxa inferior a 10% de resíduos recicláveis nos indiferenciados, obtendo, assim, uma redução na conta da água que, em conjunto, ascende aos 47.200€.