Secretaria promove hoje formação para produtores de anonas

anonaA Secretaria Regional de Agricultura e Pescas realiza durante o dia de hoje uma formação para agricultores relativamente ao melhor tratamento das anoneiras, designadamente ao nível da realização de podas.

A formação acontece através da Direção Regional de Agricultura – Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura, com duas sessões de formação prática sobre a poda de frutificação da anoneira.

Uma ação realizar-se-á no período da manhã, das 10h00 às 13h00, e outra no período da tarde, das 14h30 às 17h30, ambas no Posto Agrário do Bom Sucesso, sito ao Caminho das Voltas nº11, Santa Maria Maior (acima do Jardim Botânico).

A iniciativa acontece no âmbito do Plano Estratégico para a Anona da Madeira, aprovado pela Resolução n.º 968/2015, do Conselho do Governo de 5 de novembro, está prevista a formação dos agricultores em várias matérias.

A poda consiste num conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção e aumentar e melhorar os frutos, mantendo o equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal.

Na anoneira, para além da poda de formação, e da em verde, ocorre agora oportunidade para realizar a designada poda de frutificação.

A poda de frutificação na anoneira é realizada entre a queda das folhas e a rebentação, que, dependendo do local de produção, poderá realizar-se entre os meses de fevereiro e julho.