PS-Santa Cruz denuncia ocupação do passeio pedonal

ps santa cruz

A concelhia do PS Santa Cruz veio divulgar à comunicação social uma proposta de resolução que o partido apresentará na próxima reunião da Assembleia Municipal, propondo a reposição/restituição do passeio para circulação pedonal à sua anterior disposição, alinhando-o com o restante passeio existente em ambos os sentidos (ascendente/descendente), no lado sul do Edifício sito na Rua da Praia, nº22, da empresa Pelo Lado Sul Unipessoal, Lda.

O PS diz reconhecer a iniciativa do proprietário e promotor da obra, pela remodelação do edifício, que ao longo de décadas se manteve inacabado e, nos últimos tempos colocou em risco a segurança dos cidadãos, estando no centro da indignação de muitos residentes e visitantes.

“O edifício, tal como estava, era uma ferida aberta no centro da cidade de Santa Cruz”, e  “carecia de uma rápida e necessária intervenção”.

Porém, dizem os socialistas, foi-se além do previsto no projecto inicial e da solução encontrada antes da execução da obra de remodelação. A Câmara Municipal autorizou a construção de uma esplanada fixa no lado sul, com ocupação do espaço do domínio público, consubstanciando-se no desvio do passeio pedonal (fora do alinhamento em ambos os sentidos, ascendente/descendente) e da eliminação/subtração de parqueamentos. Ora, o Município de Santa Cruz, que se regozija por ter como parte integrante do seu território as praias do Garajau e das Palmeiras, consideradas como Praia Acessível, adaptadas aos utentes com mobilidade reduzida, não pode, agora, abrir excepções nem actuar com ‘dois pesos e duas medidas’, dizem os socialistas. E não pode resolver um problema, com risco sério para a segurança dos cidadãos, para em contrapartida, e no mesmo acto, criar um novo problema, colocando novamente em risco a segurança dos peões.