CNF alcança pódios na 7ª prova do Campeonato de Vela Ligeira da Madeira

vela

A baia do Funchal acolheu, nos passados dias 14 e 15 de Maio, a 7ª prova do Campeonato de Vela Ligeira da Madeira. Na mesma, os velejadores do Clube Naval do Funchal voltaram a subir a vários pódios, como têm feito já várias vezes ao longo desta competição, realça um comunicado deste clube.

A equipa do CNF composta por Lourenço Cardoso e António Ornelas ficou com o ouro na classe 420, seguidos por Ricardo Quaresma e Ricardo Câmara, e Hugo Jardim e Francisco G., ambas as equipas da ANM. Em Optimist Infantil, a prata e o bronze couberam aos navalistas Ema Figueira e Salvador Gomes, respetivamente, enquanto Rafael Aguiar do ICSC ficou em 1º lugar. Na classe Optimist Juvenil, Tomás Sousa foi o atleta navalista melhor sucedido, acabando em 10º lugar, tendo Vasco Soares da ANM vencido nesta classe. Pedro Baltazar foi o melhor velejador do CNF em Laser 4.7, enquanto Carlota Camacho da ANM ficou com o 1º lugar.

Marco Gamelas, treinador navalista, referiu que «no sábado tivemos vento fraco de sudoeste, no entanto, foi possível fazermos duas regatas num percurso de barlavento/sotavento. Já no domingo, a prova, que teve início pelas 13 h, foi um pouco mais atribulada – começámos da mesma forma, com vento fraco, quando este desapareceu por completo. Íamos mudar radicalmente o percurso quando de súbito, entra um pouco mais de vento do mesmo quadrante, permitindo-nos fazer mais duas regatas. Foi um bom fim-de-semana, onde obtivemos alguns pódios e pudemos verificar que muitos dos nossos velejadores que não subiram a estes, estão numa trajectória em que muito em breve, chegarão lá perto.» O coordenador da vela do CNF acrescentou também que este sábado, durante o Dia da Marinha, o Clube Naval do Funchal organizará uma prova de vela ligeira.