
|Texto e Fotos: Rui Marote|
Dos 919 passageiros a bordo do “Balmoral“, 252 (27.42%) estão doentes com o “norovírus“, segundo o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos. O vírus já se espalhou, entretanto, a oito dos 520 (1,53%) tripulantes.
Em comunicado, a empresa proprietária do navio – a Fred Olsen Cruise Lines – diz que a maioria dos doentes são passageiros britânicos.
A empresa assegura que o navio antes de deixar Southampton no Reino Unido a 16 de abril tinha sido submetido a “medidas de higienização extensas e limpeza” e diz que não foi necessário que a embarcação ficasse de quarentena.
O navio chegou a Portland, EUA, no domingo, vinvo de Southampton, Reino Unido e partir para Saint John, na província canadense de New Brunswick.
O Navio já havia visitado os Açores, Bermuda, bem como as cidades americanas de Nova York e Boston.
Os passageiros que entretanto ficaram doentes foram sujeitos a análises, que confirmaram o norovírus. Segundo a empresa, este vírus é comum nos cruzeiros, onde as pessoas passam muito tempo em espaços confinados.
Quinze pessoas que contraíram o vírus ficaram confinados à sua cabine durante 48 horas.
Este não é o único caso de norovírus a bordo do navio – já em 2010 cerca de 300 passageiros do Balmoral adoeceram com o vírus. Segundo Funchal Notícias conseguiu apurar num espaço de três anos já houve por três vezes intoxicações abordo deste navio.
O norovírus responsável por aproximadamente 50% de todos os surtos de gastroenterite em todo o mundo e é a principal causa de doença diarreica transmitida por alimentos. Diferente do rotavírus, ainda não existe vacina para o norovírus. O único reservatório conhecido é o Homem. O vírus pode ser detectado nas fezes em média na 4ª semanas após a infecção. O pico viral ocorre no 2º ao 5° dia. 30% das pessoas infectadas por norovírus são apresentam sintomas e podem disseminar o vírus e não tiverem cuidado em lavarem as mão regularmente e em especial quando vão à casa de banho.
Transmissão pode ser feita segundo, o Prophylaxis, de três modos:
-pessoa a pessoa;
-através dos alimentos contaminados; os alimentos são contaminados com as mão infectadas com dejetos humanos, fezes, quando preparam as refeições. Muito comum em refeições cruas em especial em ostras e framboesa.
-através da água contaminada;
Período de incubação: 12 a 48 horas.
Sintomas: causa vómitos, diarreia, dor de abdominal e de cabeça ou febre e dura entre dois a três dias.
Prevenção e controlo:
Higiene das mãos – É o mais importante método para prevenir norovírus;
Água corrente e sabão – remoção mecânica e álcool gel (não é tão eficiente).