“Música Conversada” com Victor Costa hoje no Museu Quinta das Cruzes

/LC/

Imagem: madeira.gov
Imagem: madeira.gov

O “Música Conversada”, projeto de sessões culturais/musicais coordenado pelo professor e musicólogo Vítor Sardinha com o apoio da Associação Musical e Cultural Xarabanda, está de volta hoje, das 15h30 às 16h45, ao Museu Quinta das Cruzes.

A sessão intitulada “O Tenor Victor Costa” terá como convidado o próprio Victor Costa, maestro, professor e compositor do Hino da Região Autónoma da Madeira.

Como recorda Paulo Esteireiro, em “Da alma e que quanto tiver”, Victor Costa, nasceu em 1939, no Estreito de Câmara de Lobos, e cedo demonstrou desde cedo interesse pela música, “tendo-se dedicado ao estudo deste domínio no Seminário Diocesano e, posteriormente, na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, onde concluiu o Curso Superior de Canto. Após a conclusão dos estudos superiores na Madeira, foi-lhe concedida uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian para cursos de aperfeiçoamento na Escola Superior de Musica de Munique onde se especializou na interpretação de Lied, Oratória, Ópera e Composição.
É o autor do Hino da Madeira, bem como de 2 oratórias em português, de mais de 100 canções eruditas para canto e piano, das quais se destacam 13 sonetos de Luís de Camões, já por ele mesmo gravados e editados em CD.
As suas obras têm sido apresentadas em vários países, incluindo composições para trio, quarteto e outros conjuntos de Câmara, mas também concertos para solista e orquestra. A Orquestra Clássica da Madeira tem por diversas vezes interpretado repertório original do compositor João Victor Costa, dirigidas nalgumas vezes pelo próprio. Outra das importantes contribuições para a música na Região tem sido o seu empenho e dedicação na formação e direção de coros amadores, levando a música coral a todos os concelhos da Madeira.
Acresce-se ainda o facto de continuar a compor em todos os segmentos da arte musical e a apresentar o seu trabalho regularmente. O seu vasto espólio musical tem sido digitalizado para preservação futura.

Refira-se ainda que as sessões da “Música Conversada” regressam depois a 17 de Março, às 15h30, com o convidado Felix Fernandes, que estará no Museu Quinta das Cruzes para falar sobre os “Cantores Madeirenses da década de 70”, nomeadamente sobre Gabriel Cardoso, Valério Silva e Cecília Cardoso.

Todas as sessões têm entrada livre.