Soldados da Legião Estrangeira morrem em avalanche nos Alpes

legiao estrangeira

Cinco soldados da Legião Estrangeira francesa morreram e seis ficaram feridos numa avalanche durante um exercício de treino que decorria nos Alpes, apenas dias depois de um desastre similar ter acontecido nas proximidades, noticia a BBC de Londres.

A avalanche caiu nas proximidades de Valfrejus, perto da fronteira com a Itália. Ali, cerca de meia centena de soldados realizavam exercícios.

Após o acidente, iniciaram-se de imediato as buscas, com recurso a helicópteros e a cães pisteiros.

Na semana passada, dois estudantes e um turista ucraniano morreram numa avalanche ali perto.

Muita neve tem caído recentemente na região da Sabóia.

Cerca de 10 dos militares foram encontrados rapidamente pelos salvadores, mas cinco tinham já entrado em paragem cardíaca, e morreram.

Os soldados esquiavam na área de Petit Argentier, a uma altitude de 2200 metros, quando foram apanhados na avalanche, pouco antes das 14 horas, 13 horas na Madeira.

Os militares eram membros de um regimento de engenheiros da Legião Estrangeira, e tinham estado envolvidos em treinos no centro francês para guerra em montanha, em Modane. Tratava-se de uma mistura de veteranos e novos recrutas.

A Legião Estrangeira Francesa foi criada no séc. XIX para que cidadãos de outras nacionalidades pudessem alistar-se no exército francês e servir essencialmente nas possessões francesas do norte de África. Actualmente, porém, cidadãos franceses podem também alistar-se.

As nacionalidades dos soldados da Legião falecidos neste incidente não são conhecidas, para já.

Dois dos soldados encontrados pelos salvadores foram conduzidos de imediato ao hospital sofrendo de hipotermia.