Fim de Ano a marcar pontos: os números do nosso contentamento

2015 está a despedir-se e 2016 espreita já a uma distância de poucas horas.

A Madeira prepara-se para a noite de São Silvestre, a mais brilhante e glamorosa do ano com grande azáfama e muita expetativa. Na origem do entusiasmo estão os números associados a este evento, que fazem da região uma das atrações turísticas mundiais.

Os resultados são animadores e superam os valores de anos anteriores. Em termos turísticos, fala-se mesmo no melhor ano de sempre.

Animação de rua, navios de cruzeiros, turistas, ocupação hoteleira, fogo de artifício, espetáculos de variedades são argumentos que pesam para fazer da Passagem de Ano o cartaz de excelência, sendo reconhecido internacionalmente e até galardoado, em tempos, nos recordes do Guiness Book.

E porque a fama vem de longe e está consolidada, deixamos aqui alguns dos números mais marcantes desta época.

O natal e o Fim de Ano fecham com chave de ouro o calendário.

8 (minutos) – É o tempo estimado de fogo de artifício para logo à noite, no Funchal. O espetáculo é dedicado este ano ao tema “Emoções de Luz” e está a cargo da empresa portuguesa “Macedos Pirotecnica”.

128.982 – Número de disparos previstos de materiais pirotécnico. A empresa responsável promete um espetáculo dinâmico, com uma sintonia de tiro e luz diferente do habitual. Cerca de 70 % do material é de fabrico nacional.

37 – Quantidade de postos de lançamento de fogo de artifício. Serão mais dois pontos do que ano passado. Um dos postos está localizado no Porto Santo e cinco deles no mar da baía do Funchal.

cruzeirista3

09 – O número de navios de cruzeiros que estarão no porto e ao largo na baía do Funchal, para assistir à Passagem de Ano. Mein Schiff 4 e Queen Elizabeth estão na Madeira desde ontem. Com chegada prevista para hoje o portal da APRAM regista o Thomson Majesty, AidaBlu, Magellan, Marco Polo, Saga Pearl II, Black Watch e Oceana.

25 mil – Turistas que chegam à Região nos navios de cruzeiro durante estes dois dias. !8 mil são passageiros e os restantes 7 mil reportam-se a tripulantes.

23h00 – Hora marcada para o esperado concerto de apitos de navios de cruzeiros. Serão 8 as embarcações que estão preparadas para dar som à sequência rítmica desenhada pelo maestro madeirense Francisco Loreto. As notas ensaiadas pretendem homenagear o bailinho e o bater do coração. É o recuperar de uma tradição já com os olhos postos no futuro, apostando nas tecnologias de ponta dos navios de cruzeiros mais recentes.

natal barracas

22/18 (graus) – as temperaturas máxima e mínima esperadas para hoje. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu com período de muito nublado e vento fraco de sudoeste. Apesar da má cara destas primeiras horas, não há previsão de chuva para logo à noite.

3,1 milhões (euros) – o custo orçamentado pelo Governo Regional para as festividades de Natal e Fim de Ano. Dois milhões são para as iluminações e 800 mil euros para pagar o espetáculo pirotécnico. A restante verba está reservada para pagar projetos e serviços.

2.560 – O número de efetivos do Governo Regional diretamente envolvidos nos preparativos do Fim de Ano.

90 (%) – A taxa média de ocupação hoteleira nesta última semana de dezembro. Há hotéis que conseguiram o pleno, garantindo casa cheia no alojamento e nos jantares de Fim de Ano.