A sede regional da candidatura do académico português António Sampaio da Nóvoa a presidente da República foi inaugurada ontem ao final da tarde no Funchal, mais precisamente na Rua do Bispo, 10, 1º andar.
A candidatura de Sampaio da Nóvoa a presidente tem progressivamente ganho o apoio de diversos representantes de várias forças políticas, incluindo socialistas. Isso mesmo pôde ver-se ontem na sede, com a presença de várias pessoas conotadas ao socialismo na Madeira a marcarem presença. Não se ficam por aqui, porém, os apoios ao professor catedrático da Universidade de Lisboa, que tem conquistado outros apoios à esquerda e não só.
Na Madeira, Francisco Faria Paulino dá a cara pela coordenação da campanha de Sampaio da Nóvoa a ocupar o cargo de mais alto magistrado da Nação.
Nascido em 1954, Sampaio da Nóvoa protagonizou uma extensa carreira académica com particular incidência nas ciências da Educação, que o levou a leccionar numa plétora de estabelecimentos de ensino superior um pouco por todo o mundo, incluindo Paris, Genebra, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e Brasil. Deixou a sua marca em várias universidades prestigíadissimas, como Paris e Oxford. Foi reitor da Universidade de Lisboa, consultor do presidente da República Jorge Sampaio e tem movimentado iniciativas de cidadania.
O apoio à sua candidatura na Madeira congrega, como ontem se viu, o apoio de várias figuras influentes do panorama regional.