Ascendência portuguesa de terrorista morto ainda não está confirmada

paris2

Um dos terroristas que participaram nos atentados de Paris poderá ser, eventualmente, um luso-descendente, filho de mãe portuguesa. Trata-se de um homem identificado sob o nome árabe Ismael Omar Mostefai, mas o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas referiu hoje que, até ao momento, não há registo de que se trate efectivamente de um luso-descendente, na medida em que, no Consulado de Portugal em Paris e no Registo Civil, não consta o nome deste indivíduo.

Mostefai seria filho de pai argelino, e teria 29 anos. Terá sido identificado pela polícia através das impressões digitais. Foi um dos terroristas que se fizeram explodir na sala de espectáculos Bataclan, na capital francesa.

A notícia foi avançada pelo norte-americano The New York Times, que referiu que Mostefai terá vivido com os pais perto de Chartres, tendo sido identificado pelo edil da localidade. Um vizinho terá dito ao New York Times que Mostefai era um dos cinco filhos do argelino e da portuguesa, que se tratava de uma família normal e que o suposto terrorista era uma pessoa com alegria de viver e que brincava com os filhos do referido vizinho.

Mostefai estava, no entanto, referenciado pelas autoridades francesas por pequenos delitos. Era também vigiado porque constava de uma base de dados que identificava islamistas radicais.

O pai, um irmão e uma cunhada de Mostefai, entre outras pessoas, foram detidas para interrogatório pelas autoridades policiais.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.