Berardo quer Insular de Moinhos para Museu do Azulejo

berardo

*Com Rui Marote

O empresário madeirense José (Joe) Berardo deu-nos conta no seu interesse na aquisição do antigo edifício da Insular de Moinhos, no Largo do Pelourinho, para ali instalar um Museu do Azulejo.

Berardo, que esteve presente ainda há dias na inauguração da primeira exposição do Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, confessou ao Funchal Notícias que tem um sonho que gostaria de ver concretizado: a criação, na Madeira, de um Museu do Azulejo.

Segundo o comendador, a azulejaria é uma grande arte que por vezes é algo desprezada pelos portugueses, quando deveria, de facto, ser valorizada.

O coleccionador possui numerosas obras dentro deste campo artístico e gostaria de poder expô-las condignamente.

O Funchal Notícias sabe que Berardo pretende entabular conversações com a família Sá, proprietária daquele espaço, para tentar chegar a um acordo.

A situação da Insular de Moinhos, pode dizer-se, seria estratégica para a instalação de um museu, já que ficaria perto da Avenida do Mar, do novo cais de cruzeiros e do teleférico, situada no centro da cidade, portanto, e facilmente ao alcance de qualquer visitante interessado.